A Systematic Literature Review of Patients With Carotid Web (Stroke); The carotid web: Current research status and imaging features

FAREMOS A REVISÃO DE DOIS ARTIGOS, O PRIMEIRO (STROKE; 2018) É UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DO ASSUNTO; O SEGUNDO ABORDA OS ASPECTOS DE IMAGEM (FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, 2023)

Membrana carotídea, ou web carotídea (CW), é uma doença não-aterosclerótica da vasculatura carotídea extracraniana.  É definida radiologicamente como um defeito intraluminal comumente afetando a parede posterolateral da porção mais proximal da artéria carótida interna (ACI).  Estudos histológicos mostraram que representa uma proliferação fibrosa intimal, sem evidência de depósitos ateromatosos, consistente com uma variante focal de displasia fibromuscular intimal – diferente da clássica displasia fibromuscular em colar de contas, que acomete a camada média.

CW foi reconhecida como causa de AVC de causa indeterminada, represntando 9.4% a 37% dos AVC criptogênicos.

Este artigo foi uma revisão sistemática do assunto, com 88 publicaões incluídas, sendo 40 consideradas relevantes para esta revisão. Um totoal de 160 pacientes com CW foram incluídos: 84% sintomáticos, 15% assintomáticos e 1% não classificado. 22% dos pacientes tinham CW bilateral.

WEB CAROTÍDEA ASSINTOMÁTICA

Um número pequeno (n=50) de CW assintomática foi incidentamente reportado. Fatores de risco convencionais para AVC foram incomuns neste grupo. Terapia medicamentosa foi reportada em 10 pacientes: 9 foram tratado com medicação antiplaquetária e 1 foi anticoagulado.

FATORES DEMOGRÁFICOS E DE RISCO EM PACIENTES COM WEB CAROTÍDEA SINTOMÁTICA

A população sintomática com CW foi relativamente jovem (média de 46 anos), sendo mais prevalente em mulheres. A maioria era africana. 43% dos paciente tinha 1 ou mais fatores de risco, sendo o mais comum uso de anticoncepcional oral, hipertensão, tagaismo e dislipidemia.

WEB CAROTÍDEA SINTOMÁTICA E ESTENOSE CAROTÍDEA

O grau de estenose foi avaliado em 49 pacientes. A maioria 84% tinha estenose leve X 10% estenose moderada X 6% estenose severa.

DISCUSSÃO

Diferentemente da doença aterosclerótica carotídea, o mecanismo do AVC em CW é presumivelmente decorrente do fluxo turbilhonado e estase, resultando em trombose e embolia – isso é corroborado pela população mais jovem e poucos/ausentes fatores de risco. Parece ser mais comum em mulheres, descendentes africanos.

As estratégias de manejo destes pacientes ainda não estão bem definidas. Manejo cirúrgico pode incluir endarterectomia e stent, ambos com desfechos aparentemente satisfatórios.

Não foi encontrada uma correlação clara entre o grau de estenose e a recorrência de AVC – a grande maioria dos pacientes sintomáticos tinha estenose leve.

IMAGEM: CTA

A CTA tem múltiplas vantagens, como duração curta e alta resolução. Tipicamente, uma fina linha pode ser vista no plano axial e, no plano sagital, observa-se um defeito por membrana filiforme – CW só pode ser diagnosticada por CTA se as duas condições estiverem simultaneamente presentes. O comprimento médio varia entre 3.2 a 2.5mm. Um estudo avaliou parâmetros hemodinâmicos nestes casos usando imagens de CTA e mostrou que distúrbios locais do fluxo podem levar à disfunção da parede vascular, predispondo a trombose distal da WC. 

A Systematic Literature Review of Patients With Carotid Web (Stroke); The carotid web: Current research status and imaging features

IMAGEM: ARM

A RM é um método utilizado comumente para o diagnóstico de CW. A sua morfologia é consistente com a observada na CTA. Foi possível observar a presença de espessamento e impregnação parietal associada à CW; o estudo de vessel wall pode demonstrar a membrana com discreto hipersinal em T2-fat e uma impregnação importante, conforme mostra a figura abaixo. 

A Systematic Literature Review of Patients With Carotid Web (Stroke); The carotid web: Current research status and imaging features

O diagnóstico de web por RM foi pouco estudado, havendo poucos estudos neste sentido. 

conteúdos relacionados

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade