Desde 2006 o Brasil celebra, no dia 30 de agosto, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A data foi resultado do esforço da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas. Por isso, o Agosto Laranja é considerado o mês de conscientizar os brasileiros sobre essa doença e a importância de sua prevenção.
De acordo com a AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, a esclerose múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e medula espinal). Hoje, mais de 2.300.000 pessoas em todo o mundo vivem com a doença.
Além de muito comum na neuroclínica, esta é uma das principais indicações de exames em neurorradiologia! A imagem por ressonância magnética desempenha papel central no diagnóstico e acompanhamento da esclerose múltipla.
Além disso, devido à sua prevalência e grande quantidade de diagnósticos diferenciais, este diagnóstico por vezes é desafiador! É preciso estar atento às inúmeras apresentações clínicas e aos aspectos de imagem, em busca de uma propedêutica assertiva, buscando a prevenção de danos e melhores possibilidades terapêuticas.
Pra falar deste tema, a Neurorradio convidou o Herval Neto pra compor o debate. Herval é neurologista pela USP, Coordenador da Residência Médica e do fellow de Neuroimunologia do IAMSPE, e Neurologista do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Albert Einstein de São Paulo.
O bate-papo será descontraído, embasado e cheio de insights! Falaremos de esclerose múltipla, erros diagnósticos comuns e perspectivas futuras.
Quando? Dia 25/08/2020, às 20h!
Onde? Lá no insta da Neurorradio! É só entrar e se juntar a nós!
Mande aqui suas dúvidas e sugestões! 😀
Esperamos por vocês!