Value of Endolymphatic Hydrops and Perilymph Signal Intensity in Suspected Ménière Disease

A doença de Ménière (DM) é caracterizada pela presença de episódios de vertigem, disacusia para baixas frequência sonoras e zumbido. Os critérios clínico-diagnósticos incluem 2 condições distintas – DM definitiva e provável.

Os sintomas da DM são sobreponíveis a outras condições relacionadas a vertigem da orelha interna. O achado patológico principal associado é a hidropsia endolinfática (HE), sendo bem visualizada em estudos de RM de 3T em sequências tardias à injeção do gadolínio. Entretanto, este achado não é considerado atualmente nos critérios diagnósticos de DM, uma vez que pode ser encontrado em indivíduos normais, monossintomáticos ou com migrânea vestibular.

A hidropsia vestibular, particularmente do sáculo, parece ter uma estreita relação com a DM. Outros estudos incluem também a ocorrência de realce perilinfático como um parâmetro também concordante com o diagnóstico de DM.

Este trabalho visa avaliar a presença de hidropsia endolinfática e realce perilinfático no diagnóstico de DM e em pacientes com outras condições relacionadas à vertigem da orelha interna.

Como se deu o estudo? Foram incluídos 193 pacientes com > 18 anos, não operados, com diagnóstico clínico de DM provável e definitivo, e paciente com vertigem +/- disacusia e +/- zumbido atendidos em um centro de referência para vertigem.

Os pacientes foram divididos em 4 grupos: 1) DM definitivo; 2) DM provável; 3) outras condições relacionadas a vertigem da orelha interna e 4) assintomáticos. Todos os pacientes foram, então, avaliados em RM de 3T (T2-SPACE e 3DFLAIR após 4h pós injeção do gadolínio).

Foram avaliados o grau de hidropsia e sinal da espira basal da cóclea. A hidropsia endolinfática foi avaliada na cóclea e vestíbulo segundo score de Barath. Além disso, a presença de dilatação do sáculo não confluente com o utrículo foi considerada grau I de Barath. O grau de realce da espira basal da cóclea foi definido quantitivamente e qualitativamente (> intensidade de sinal do lado contralateral).

Value of Endolymphatic Hydrops and Perilymph Signal Intensity in Suspected Ménière Disease

A média de idade dos pacientes foi de 55,8 anos, com tempo médio de 3 anos de duração da doença.

A presença de hidropsia endolinfática vestibular e coclear ocorreu em 91,9% dos pacientes com DM definitiva, com sensibilidade de 0,92 e especificidade de 0,93 para o diagnóstico de DM definitivo versus outras condições relacionadas à vertigem da orelha interna.

A presença de realce perilinfático (quantitativamente e qualitativamente) foi mais frequente nos pacientes com DM que nos outros grupos. Observou-se também maior presença de realce perilinfático nos pacientes com outras condições relacionadas à vertigem da orelha interna versus os assintomáticos, sendo usado como um marcador de atividade de doença, não podendo ser usado como diagnóstico.

A combinação de hidropsia endolinfática e reace perilinfático foi vista em 81,9% dos pacientes com DM definitiva versus 3,1 % dos pacientes com outras condições relacionadas à vertigem da orelha interna. Assim, aumentaram a especificidade e o valor preditivo positivo no grupo com DM definitivo. Esta combinação só foi vista em 42,9% dos pacientes com DM provável, favorecendo o diagnóstico definitivo nestes casos.

Portanto, a combinação de hidropsia endolinfática (HE) e reace perilinfático (RP) está associada com o diagnóstico de DM definitivo e não com o de outras condições relacionadas à vertigem da orelha interna.

Vamos às imagens do artigo?

Value of Endolymphatic Hydrops and Perilymph Signal Intensity in Suspected Ménière Disease

Value of Endolymphatic Hydrops and Perilymph Signal Intensity in Suspected Ménière Disease

Qual sua experiência com este protocolo de estudo e a Doença de Menière? Conta pra gente!

Fonte: 

van Steekelenburg JM, van Weijnen A, de Pont LMH, et al.

American Journal of Neuroradiology March 2020.

Link do artigo.

conteúdos relacionados

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade