Temporal Characteristics of CSF-Venous Fistulas on Digital Subtraction Myelography

A hipotensão liquórica intracraniana espontânea é uma patologia que pode ser debilitante e comumente se manifesta como cefaleia ortostática.

Pode ser classificadas em 3 tipos:

1a: Rotura ventral dural

1b: fístula posterolateral

2: divertículo meníngeo roto

3: fístula veno-liquórica (FVL)

Particularmente o tipo 3 é um desafio diagnóstico, uma vez que pode ser oculto na RM e nas mielografias convencionais. A evolução das técnicas dinâmias de mielo-TC e de mielografia digital com subtração tem contribuído para este diagnóstico, ambas realizadas em decúbito lateral.

Os autores objetivaram avaliar características temporais relacionadas às FLVs na mielografia digital por subtração.

Foram incluídos pacientes com FVL comprovada de janeiro a setembro de 2022 de uma única instituição. As FVL foram revisadas para lateralidade e nível espinal.

Foram avaliados:

Tempo de aparecimento –> tempo entre o contraste intra-tecal alcançar o nível acometido e a FVL ser inicialmente vista.

Tempo de persistência –> O tempo que a FVL persiste realçando também foi aferido.

Técnica: Todos os pacientes estavam sob sedação leve, em decúbito lateral com uma almofada para elevar o quadril. O contraste foi injetado em L2-L3 ou abaixo (6 mL de ominipaque + 5-10 ml de soro –> 5ml de ominipaque + 5-10 ml soro)

26 pacientes foram incluídos, com idade média de 58 anos, 61% do sexo feminino, como sinal radiológico de hipotensão intracraniana a maioria apresentava apagamento da cisterna suprasselar e espessamento/realce paquimeníngeos. Nenhum paciente tinha sido submetido a tratamento e todos foram tratados após com embolização endovenosa com ônix.

Nível e lateralidade das FVLs.: O nível mais alto foi C7 e o mais inferior T12; nível mais comum T6. A maioria foi do lado direito.

Características temporais das FVLs.: o tempo médio de aparecimento foi de 9 segundos; o tempo de persistência médio do realce foi de 48 segundos.

Vamos às imagens?

Neste artigo os autores discutem as características temporais das FVLs na mielografia digital com subtração, identificando na maioria dos casos tempo médio de aparecimento de 9 segundos após chegada do contraste no nível acometido com tempo de duração do realce persistente de cerca de 48 segundos.

Os autores reforçam que este é o primeiro estudo que discute características temporais desta condição. É interessante perceber a relação da duração da opacificação da FVL com o fluxo venoso de saída do sistema azigos para a veia cava superior.

Você já conhecia esta condição???

conteúdos relacionados

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade